Translate AMICOR contents if you like

Monday, April 23, 2007

Rede AMICOR chega aos 10 anos

Aloyzio Achutti (coordenador)A rede AMICOR foi criada com uma mensagem enviada a um grupo de colegas no dia 17 de maio de 1997. Uma semana depois da conclusão do Primeiro Seminário Nacional de Epidemiologia e Prevenção das Doenças Cardiovasculares circulou a primeira mensagem entre 23 (dos mais de 50) que haviam participado do evento e que dispunham de correio eletrônico. Hoje são mais de 300 - a maioria composta de brasileiros e cardiologistas.
O propósito inicial era de circular o texto gerado durante o encontro da Declaração de Gramado, para chegar à sua versão final, que pode ser lida ainda hoje no seguinte endereço: http://www.procor.org/story.asp?section=S125&sitecode=procor&storyid=
Web611137234procor1217021180&pn=1&parentsec=S124

A experiência tornou evidente a facilidade com que era possível também repassar para uma lista de endereços as referências e artigos tidos como relevantes para serem guardados para uso próprio. A visitação das páginas, e a inscrição para participar da lista foram sempre gratuitas; e a atividade de coordenação iniciativa pessoal espontânea, sem contar com nenhum subsídio ou gratificação a não ser a satisfação dos colegas e a percepção de que a atividade estava sendo útil para a comunidade.
As mensagens começavam com a saudação “caros amigos do coração”, até que um deles, Eduardo de Azeredo Costa, sugeriu utilizar o nome Amicor, tornando-se então o padrinho da rede.
Em julho do mesmo ano, durante a Conferência Internacional de Cardiologia Preventiva realizada em Montreal, o Professor Bernard Lown (Boston. Prêmio Nobel de 1985), lançou o projeto ProCOR, visando também uma rede eletrônica de discussão, cobrindo países em desenvolvimento. Posteriormente, tomando conhecimento da rede AMICOR, convidou-me para colaborar compondo o Conselho Internacional do ProCOR, e para utilizar o nome AMICOR em iniciativas semelhantes de outras regiões. Assim se formaram outras redes AMICOR: Índia, Paquistão, Argentina, Guatemala, e Líbano, com perspectivas em outros países.
Inicialmente a comunicação se resumia na troca de e-mails com referências ou artigos inteiros, mas logo surgiram problemas com o correio eletrônico (vírus, mensagens indesejadas, etc...) que motivaram a busca de outro método de comunicação.
Um servidor próprio foi instalado em casa com acesso aberto a uma página quase que diariamente atualizada, e uma mensagem de alerta enviada para os membros da lista.
O surgimento dos Blogs veio facilitar a publicação e a manutenção da comunicação em rede, sempre com o envio de mensagens de alerta, permitindo a desativação do servidor dedicado.
Parte das referências enviadas aos membros da lista, foram durante bastante tempo aproveitadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que manteve uma secção chamada AMIFUNCOR em seu endereço no setor de educação continuada, promovendo simultaneamente o endereço do ProCOR. O desenvolvimento do Portal SBC, com suas múltiplas oportunidades de atualização científica, tornou desnecessária esta inclusão que passa a ser apenas uma das referências (link) interessantes.
Também ProCOR ficou mais dinâmico e se desenvolveu muito em número de membros afiliados, em participação e em organização de conteúdos, particularmente desde que assumiu sua posição a atual Editora-Chefe, Catherine Coleman. Este desenvolvimento nos leva a reconsiderar algumas atividades na AMICOR, buscando evitar cruzamento desnecessário de postagens.
Na medida em que novos participantes não cardiologistas se mostraram interessados em participar e foi aumentando a diversidade dos temas garimpados, os Blogs foram se diversificando. O básico e mais voltado para cardiologia permaneceu o http://amicor.blogspot.com/ contendo uma lista de endereços dos outros blogs e referências semelhantes no diretório principal.
Foi criado logo o http://amicor_preserve.blogspot.com/ para receber outros assuntos, não necessariamente médicos, mas de amplo interesse. Em seguida surgiu necessidade de criar o http://amicorsmoke.blogspot.com/ para acomodar os assuntos relacionados com tabagismo (hoje com múltiplos endereços confiáveis na grande rede mundial). O http://amicorpsy.blogspot.com/ surgiu para acomodar temas de interesse mais psiquiátricos. Um interesse especial pela determinação social e econômica da saúde e da doença e de um projeto co-patrocinado pela Iniciativa de Saúde Cardiovascular (IC-Health) deu origem ao http://amicorcvd.blogspot.com/ . Material e referências sobre formação, ética e valores da Medicina tem sido reunidos noutro endereço: http://amicor_medicina.blogspot.com/ .
O endereço http://achutti.blogspot.com/ mantém informações pessoais, atendendo também exigências da instituição HON “Health On the Net” que qualifica e credencia páginas que lidam com o tema saúde na Internet e que também certifica AMICOR.
Nos últimos três anos, através dos Blogs, foram postadas aproximadamente mil referências e enviadas mais de 200 mensagens de alerta – cada vez menos freqüentes devido à progressiva parcimônia recomendável atualmente para este tipo de comunicação. O número de mensagens enviadas ultrapassa a 2300 desde o início. O número total de referências enviadas não foi levantado, mas existe a disposição um CD com as mensagens enviadas; e desde a existência dos Blogs, todo o conteúdo está disponível, mês por mês ou acessível através de mecanismo de busca.
A possibilidade de se inscrever num endereço de agregação de informações e notificação automática (RSS) tipo http://bloglines.com/public/achutti tem sido sempre lembrada em cada mensagem, porém pouco usada. Este recurso possibilitaria evitar as mensagens de alerta por e-mail e receber automaticamente um anúncio de que novo material foi postado. Entretanto aqueles que têm respondido, dizem que preferem continuar recebendo mensagens semanais de alerta.
Quando foi criada a rede, imaginava-se que discussões de temas polêmicos, ou propostas de assuntos para discutir, se tornassem o ponto alto, o que, entretanto, não se verificou. Parece que o número de pessoas interessadas em discutir e participar ativamente de forma contínua é relativamente pequeno, o que é a regra em iniciativas coletivas.
É preciso levar em conta a diversidade de interesses focais, sua variação temporal num mesmo indivíduo e no momento histórico. O importante é a disponibilidade de um recurso confiável e a possibilidade de se sentir conectado, fazendo parte de uma comunidade, mesmo que virtual.
Entre as opções por onde evoluir a partir dos dez anos, estamos estudando a possibilidade de fomentar a discussão não somente a partir de escolha de um indivíduo, mas como continuidade da discussão de assuntos abordados em congressos e outras reuniões científicas. Isto poderia auxiliar na coleta de uma conclusão sumária ou questionamento adicional em nossos encontros, dando um tempo adicional “on line” para esclarecimento e difusão para um grupo maior de temas relevantes escolhidos não por um indivíduo isoladamente, mas sim, por um grupo de especialistas.
Outra idéia é de aproveitar tantas opções e redes semelhantes já existentes na INTERNET, evitando repetições e superposições, sonhando também com a construção de uma verdadeira rede de redes virtuais.
Este texto está em elaboração, aberto a contribuições, e se trata de uma provocação para ser completado ou melhorado.

No comments: